03/09/2015 às 17:13 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:03

Freio assobiando pode ser sinal de peças desgastadas

Divulgação

Quando os freios de um automóvel começam a fazer barulho, conhecido popularmente como assobio, é preciso checar o sistema com um mecânico. Apesar de as pastilhas serem as principais responsáveis pelo problema, existem diversas outras causas possíveis.

No caso das pastilhas, o material pode ser muito duro ou elas podem estar flutuando na pinça do freio. Há ainda a possibilidade de o contato irregular das pastilhas com o disco de freio ocasionar o ruído.

O desgaste excessivo do material de atrito – lonas, geralmente nas rodas traseiras, e pastilhas, nas dianteiras – é outro problema recorrente. Nesse caso, basta substituir as peças.

Outro item que pode ser responsável pelos assobios é o disco do sistema de freios, que vem fixado à roda do veículo. Pelo fato de ter a função de reduzir o movimento giratório das rodas quando entra em contato com as pastilhas, o disco pode produzir um barulho incômodo quando apresenta, por defeito, superfície irregular.

O acúmulo de sujeira dos dias chuvosos também é capaz de provocar os barulhinhos. Assim como em todos os demais casos, recomenda-se procurar um mecânico para fazer a devida limpeza ou trocar as peças, se for necessário.

Por ser tão importante para a segurança do motorista, o sistema de freio deve ser revisado, segundo especialistas, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros rodados.

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos do Estado do Espírito Santo

  • Endereço:
    Rua Misael Pedreira da Silva, 138 - 4º andar - sala 411- Ed. Casa do Comércio - Santa Lúcia
  • CEP: 29056-230
  • Processo: 494
  • Telefone(s):(27) 3324-0352
    Fax:(27) 3324-0306
  • Email contato: linnus@terra.com.br
  • Email contato: sinvepes@terra.com.br
  • Presidente:
    JOSÉ LINO SEPULCRI