05/10/2015 às 11:39 - Atualizado em 07/03/2016 às 14:59

Manutenção preventiva garante mais segurança no trânsito

Divulgação

 

Fazer a manutenção preventiva do veículo é essencial para garantir a segurança no trânsito, principalmente para quem planeja pegar a estrada no próximo feriado. É o modo mais econômico e seguro de evitar surpresas no caminho, pois o motorista corre menos riscos de acidentes ou de ter de acionar uma oficina não capacitada em situação de emergência.

O pacote de itens que devem ser checados em uma revisão automotiva vai muito além de pneus, amortecedores, sistema elétrico e motor. Mas é comum que algumas peças importantes para a segurança do condutor e dos passageiros sejam, muitas vezes, esquecidas no check-up. Um deles é o para-brisa. Se a palheta do limpador estiver ressecada, a visibilidade pode ficar comprometida se chover.

Também é importante checar as condições do sistema de exaustão (tubo do motor, catalisador, silenciosos e ponteiras). Se peças do escapamento estiverem soltas, furadas ou mal posicionadas, corre-se o risco de perder componentes com o veículo em movimento.

Responsável pelo controle de temperatura do motor, o sistema de arrefecimento, composto de radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor, deve sempre funcionar corretamente para que o motor não seja danificado. Verifique também as condições do estepe, das ferramentas e a validade do extintor de incêndio.

 

 

Para download